DNA - Investigação de Paternidade


A coleta de material para a realização do Teste de Investigação de Paternidade (DNA) é realizada no próprio laboratório, observando-se todos os requisitos recomendados, sendo o mesmo posteriormente enviado a um laboratório de apoio onde serão executados os devidos testes.

Exige-se, no ato da coleta, sempre a presença de todos os envolvidos ao mesmo tempo, visando sobretudo propiciar a mútua identificação, sendo também exigida a apresentação de documentos de identidade com foto.

Antes das coletas são firmados documentos padronizados autorizando a realização do exame, onde as partes declaram não terem se submetido a transplante de medula nem a transfusão sangüínea recente, e deixam uma prova datilográfica (letra e assinatura), datiloscópica (impressão digital de todos os envolvidos, inclusive crianças).

Quando se tratar de suposto pai falecido, deve necessariamente ser apresentada a respectiva certidão de óbito, além de ser obrigatória a presença de parentes próximos, tais como avós paternos/maternos ou na falta de avós exigi-se a presença de irmãos legítimos, para coleta de material, juntamente com a mãe e o filho requerente.

 

Laboratório Bioclinico

Exames de Rotina